De: você ontem. Para: você hoje

Fotografia é, de certa forma, uma viagem no tempo. Imagine-se viajando para um tempo antigo onde o personagem principal seja você mesmo!

Ano 2021.

A tecnologia nos permite fotografar com celular de última geração, ver a foto na hora e refazê-la se necessário. Opa, deixa dar um up com um filtro bacana. Salva “na nuvem” e imediatamente compartilha nas redes sociais.

Na minha época de infância (anos 80) minha mãe comprava um filme de 12, 24 ou 36 poses (de 36 era ostentação !) , fotografava, rezava para o filme ter rodado certinho (ele se encaixava na máquina e rodava em cada disparo), esperava dias para buscar o resultado pronto. Ufa ! E o nosso arquivo era a própria foto revelada e o negativo dela.

Nos anos 50, raramente as famílias faziam fotos em quantidades. As famílias costumavam fazer retrato de família (com todos reunidos e impecáveis na pose), alguns fotógrafos faziam esse atendimento nas casas (porém nem todos tinham acesso financeiro para isso) .

E claro, tinha a foto símbolo de uma geração, na escola, em uma mesa com o globo terrestre em cima da mesa, com uma placa com a série escolar e a criança sentada em pose de estudante. São as fotos que não tem preço, tem valor sentimental, principalmente pela lembrança em si e também pelo fato de não ter cópia nem arquivo em lugar algum.

Ao ver uma foto sua quando criança, o que você lembra? Bastante coisas , não é? Umas histórias boas, outras nem tanto. Você se lembra do local da foto, muitas vezes quem estava por perto naquele momento. Com certeza lembra do cheiro daquela casa, que a roupa usada na foto era da irmã mais velha, que o irmão saiu bravo na foto pois queria brincar e não posar.

Foto de infância é pura memória afetiva!

E quer saber? Sabe a criança da foto? Continua aí, dentro de você.

Trate-a bem, com amor e respeito. Ouça o que ela tem à te dizer. Se você teve um sonho de infância e não pode realiza-lo lá quando criança, realize agora se tiver a oportunidade. “puxa, mas meu sonho era ir num grande parque”. Ok, vai e se divirta. “Era tomar uma balde de sorvete na praça do bairro”. Por que não?

E vocês, pais das crianças de hoje, fotografe, revele e deixe as fotos de herança para os seus filhos. Eles terão lembranças que ninguém conseguirá contar.

Feliz Dia das Crianças para a criança da foto que está dentro de VOCÊ !

Abraços, Sabrina Cayres

8 thoughts on “De: você ontem. Para: você hoje

  1. César says:

    Parabéns Sabrina!
    Excelente reflexão!
    Viajar no tempo através das fotos é uma experiência fantástica!!

    👏👏👏

    Responder
  2. WAGNER ANTONIO PAVARIN says:

    Que lindo !
    Emocionante.
    Suas palavras me fizeram viajar….
    Que todos saibamos preservar a criança linda que trazemos dentro de nós, com seu olhar puro, curiosidade e essência angelical!
    Viva !!!!

    Responder
  3. Jailson says:

    Muito bacana seu texto Sabrina, essa parte é sensacional onde de fato tínhamos um medo tremendo de colocar o filme errado….nossa quanta nostalgia.

    Parabéns!!!

    Responder
  4. Léa Ormenese says:

    Lindo texto! Tão verdadeiro!
    Muito bom poder ler e reviver esses momentos através de lembranças tão especiais, únicas, que só as fotografias conseguem nos resgatar.
    Parabéns Sassá!!!

    Responder
  5. Eliane Rossetti says:

    Que ttrabalho impecável! Primoroso!A fotografia é algo que transcende a alma e eterniza cada momento da nossa vida!Obrigada por me fazer reviver essa criança e resgatar esses sonhos esquecidos.

    Responder
  6. Kelly Pereira says:

    Que texto lindo Sa…. quando comecei a trabalhar meu primeiro décimo terceiro eu comprei uma máquina fotográfica, adora tirar fotos inusitadas do povo..bj

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *