A fotografia profissional em eventos, ainda tem espaço? Vale a pena contratar um profissional para fotografar o o evento da empresa ou a festa de sua família?
Vou começar falando sobre eventos corporativos (workshops, inaugurações, confraternizações). O fotógrafo vai fazer um Briefing com o responsável da empresa (eu trabalho dessa maneira), vai ser um parceiro, vai ajudar a somar boas idéias e ter as melhores imagens. Nesses eventos, eu presto atenção na disposição da logomarca, registro das atividades no local, fotos da equipe antes e durante o evento, interação entre os convidados. As imagens do fotógrafo vai agregar, somar com as imagens já postadas pelos convidados. Vai ser o complemento com o olhar profissional.
Mas, se todos ali tem celular e a maioria vai fotografar, postar e marcar a empresa, existe mesmo a necessidade de um profissional? A resposta é sim, caso você preze por atenção no registro das imagens, olhar diferenciado nas cenas, cuidado nos detalhes, qualidade nas fotografias, resolução específica das imagens para usos diversos (site, mídias, impressões) e ter os arquivos guardados corretamente e não “soltos” em algum celular.
Agora vou falar como mãe. Nas festas de aniversário do meu filho (que hoje já está um belo moço), eu fotografei diversas vezes a festa toda. Mas também já contratei fotógrafos para trabalhar por mim, e valeu a pena. Eu consegui receber os convidados, dar atenção, comer tranquilamente, me divertir com o meu filho e familiares. Além disso eu também sai na foto (aleluia !!). O mais legal, poder receber as fotos e ter a surpresa de ver momentos que muitas vezes só os fotógrafos enxergam. Sabe por que? Porque quando estamos em uma festa trabalhando estamos com a atenção voltada para as cenas ao nosso redor. Deixamos as preocupação com outras pessoas.
O fotógrafo não está preocupado se todos os convidados chegaram, se o buffet está servindo tudo na sequência combinada, se o familiar que sentou na outra mesa pegou o lugar daquele que está atrasado.
Em compensação ele está atento nos abraços de cumprimentos, nas brincadeiras que mais proporciona sorrisos da criançada, nos retratos entre as gerações ali presentes. O fotógrafo está de olho em momentos. O bolo acaba, a decoração desmancha, os convidados vão embora. O que fica são as fotos com tais momentos.
Pensem nisso na próxima vez que forem comemorar um evento familiar ou em sua empresa. E claro, contém comigo para registrar esses momentos. Me sigam no Instagramhttps://www.instagram.com/sabrinacayres_fotografia/ e conheçam o portfólio dos eventos sociais e corporativos no meu site https://sabrinacayres.com.br/
Grande abraço
Sabrina Cayres
Excelente artigo!